A Abap agora também no facebook

Acesse o Link abaixo

www.facebook.com/anistiapolitica

Site colhe relatos sobre violações na saúde durante ditadura militar PDF Imprimir E-mail
Seg, 21 de Julho de 2014 21:57

Relatos sobre trabalhadores da saúde que sofreram perseguição, violação, tortura, sequestro e morte durante a ditadura militar, podem ser feitos no site da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária. A Comissão foi criada no final do ano passado durante o 6º Congresso de Ciências Sociais e Humanas de Saúde, por iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco e do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde. O portal foi desenvolvido pela Fiocruz, que também integra essa Comissão da Verdade junto com outras instituições. Reportagem Marilu Cabañas. Na foto, Umberto Trigueiros, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fiocruz.

Última atualização em Seg, 21 de Julho de 2014 21:59
Leia mais...
 
CNV chama 16 agentes para depor em investigação da ditadura PDF Imprimir E-mail
Seg, 21 de Julho de 2014 10:54

José Antônio Nogueira Belham, general que comandou o Doi-Codi, está entre os convocados; no foco está a investigação do extermínio da Guerrilha do Araguaia e o desaparecimento e morte de Rubens Paiva

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) anunciou nesta sexta-feira a convocação de 16 pessoas ligadas a episódios centrais da repressão durante o período da ditatura militar (1964-1985). O objetivo é ouvir as pessoas em Brasília para incluir suas versões em um relatório que deve ser entregue em dezembro deste ano.

Leia mais...
 
CNV ouve em SP depoimento de familiares de Zequinha e Otoniel Barreto PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Julho de 2014 16:18

Objetivo é preparar diligência para a exumação dos irmãos

 

Da esquerda para direita: os irmãos Olderico Barreto e Olival Barreto.
Leia mais...
 
Jornalistas relatam cotidiano durante o regime militar PDF Imprimir E-mail
Sex, 18 de Julho de 2014 12:40

A imprensa foi um dos principais alvos da ditadura militar (1964-1985). Neste período, jornais deixaram de noticiar fatos importantes, repórteres perderam o direito e de ir e vir, além de sofrerem uma perseguição sistemática das Forças Armadas. A Comissão da Verdade de Pernambuco ouviu, na manhã desta quinta-feira (17), jornalistas que trabalharam na imprensa recifense no período, como Antônio Portela, Carlos Garcia, Ivanildo Sampaio, Juracy Andrade e Nagib Jorge. Os profissionais de imprensa relataram ao colegiado, pela primeira vez, a relação entre mídia e o poder no período.

Leia mais...
 
Lei proíbe que espaços públicos tenham nomes de torturadores PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Julho de 2014 16:13

Texto foi publicado no Diário Oficial "Minas Gerais" nesta quarta-feira (16), com um veto do governador Alberto Pinto Coelho

Já está valendo a lei estadual 21.417/2014, que proíbe que espaços públicos recebam nomes de pessoas que tenham, comprovadamente, participado de ato de lesa-humanidade, tortura ou violação de direitos humanos.

Leia mais...
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 777
Copyright © 2014 ABAP - Associação Brasileira de Anistiados Políticos - Designed & Developed by Zala Cristensen