MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO - CONVITE

 

Na construção do Estado Democrático que vivemos nos dias de hoje, muitos foram as mulheres e homens, perseguidos, presos, torturados e assassinados por defenderem a livre manifestação do pensamento e da organização da sociedade.

 

Muitos tombaram em combate e outros foram presos, torturados e sentenciados com base na Lei de Segurança Nacional; muitos outros covardemente assassinados sob tortura, praticada pelos agentes repressores que os mantinham nos porões dos cárceres da ditadura. Um “exemplo” foi o famigerado DOI-CODI, um centro de repressão em São Paulo, comandado, nos anos de 1970 a 1974, pelo torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra.

 

Em 1971, o jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino foi preso e assassinado sob tortura, comandada pelo torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. Após mais de 30 anos de seu assassinato, os seus familiares, especialmente sua companheira Ângela Maria Mendes de Almeida, lutam nos tribunais para responsabilizar o torturador.

O DEPARTAMENTO DE ANISTIADOS POLÍTICOS DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO/FAPESP, CONVIDA TODOS OS DEMOCRATAS, COMPROMETIDOS COM O DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE DA HISTÓRIA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA PARA QUE COMPAREÇAM AO FÓRUM JOÃO MENDES, NO DIA 13 DE MAIO DE 2008, AS 14H00 PARA MANIFESTAREM SEU PROTESTO CONTRA OS CRIMES PRATICADOS PELA DITADURA E EM SOLIDARIEDADE E EM APOIO AOS FAMILIARES DOS MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL.

 

A impunidade dos crimes cometidos pelos agentes repressores a serviço dos ditadores é uma mancha no estado democrático em que vivemos nos dias de hoje. Muitos desses torturadores ainda estão ativos e atuantes em órgãos governamentais da administração direta e indireta e impedem, de forma deliberada, o avanço da democracia.

 

Vamos mostrar nossa indignação, comparecendo massivamente a este importante acontecimento em defesa do direito a verdade e a memória do povo brasileiro e da criminalisação dos que torturaram e assassinaram cidadãos e cidadãs brasileiros que lutavam pelas liberdades democráticas no Brasil.

 

A todos os democratas, nossas sinceras e f.raternas saudações!

 

            São Paulo, 30 de abril de 2008.

 

DEPARTAMENTO DE ANISTIADOS POLITICOS DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO